(351) 214 702 920

Expediente -De 2ª. a 6ª.feira das 9:00h às 18:00h

Funcionamento -De 2ª.feira a sábado das 9:00h às 21:00h

Informações

TERAPIA DA FALA

DISLEXIA

 

A Dislexia

 

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica cada vez mais frequente com que nos deparamos no nosso dia-a-dia. Esta dificuldade caracteriza-se por erros na leitura e/ou na escrita, sendo um dos sintomas mais frequentes a troca entre letras com formas parecidas (Ex: d-b ou q-p) e/ou letras com sons parecidos (Ex: v-f; o-u) assim como a troca de sílabas.

 

A dislexia é um problema que atinge 5% a 10% das crianças em idade escolar e atinge mais o sexo masculino que o feminino: 70% a 80 % dos casos diagnosticados como dislexia são do sexo masculino.

 

Tem-se detetado que a correção desta disfunção resulta num melhoramento bastante acentuado das condições que as pessoas e crianças apresentam. Infelizmente muitas das disfunções existentes não são detetáveis nos exames que atualmente se fazem e apenas podem ser detetadas e corrigidas por pessoas treinadas para o efeito.

 

A dislexia provoca dificuldades ao nível académico e também problemas emocionais. As crianças disléxicas são frequentemente tristes e deprimidas ou agressivas devido ao facto dos seus esforços não originarem os resultados desejados. Muitas vezes apresentam também falta de motivação e empenho nas atividades que necessitam das competências de leitura e escrita, reduzida autoestima e problemas comportamentais como é o caso de desobediência e oposição aos pais e professores, hiperatividade e défice de atenção.

 

As crianças disléxicas estão abrangidas pelas medidas educativas especiais contempladas no Decreto-Lei nº 319/91, de 23 de Agosto, e perante este documento o disléxico tem direito a uma avaliação especial e a medidas de apoio especial.  

 

 

Esteja atento se o seu filho (a) começou a falar tardiamente ou apresenta:

 

-Atraso na linguagem (vocabulário pobre, escrita mal construída)

-Problemas de equilíbrio

-Dificuldade na linguagem verbal

-Ausência de automatismos na leitura após seis meses de aprendizagem

-Demora a incorporar palavras novas no seu vocabulário

-Dificuldade em fazer rimas

-Dificuldades em aprender cores, formas, números e a escrita do nome

-Dificuldade em seguir orientações e instruções

-Problemas na coordenação motora fina (desenhos, pintura, etc.) e /ou grossa (ginástica, desporto, etc.)

-Dificuldade em contar ou recontar uma história na sequência certa

-Dificuldade em memorização auditiva

-Dificuldade em decifrar sons complexos

-Dificuldade de memorização auditiva

-Dificuldade em decifrar sons complexos

-Dificuldade em lembrar-se de nomes e símbolos

-Problemas de lateralidade (confunde a direita e a esquerda)

-Muitas dificuldades na leitura, lê alto e devagar, salta linhas e inventa palavras

-Excessiva lentidão no desempenho das tarefas

-Escrita com muitos erros ortográficos e a qualidade da caligrafia é disforme e ilegível

-Dificuldade em exprimir as ideias e pensamentos em palavras

-Problemas de atenção, motivação e concentração

-Inversão e confusão de letras, sílabas ou palavras

-Transposição ou omissão de letras

-Escreve em espelho, troca (Ex: ai/ia; per/pré; fla/fal), omite (Ex: livro/livro; batata/bata)

-Confunde as palavras (Ex: f/v; p/b; p/t; v/z; b/d)

-Dificuldade em fixar a tabuada, o sistema decimal e/ou conjugar os diversos tempos verbais

-Dificuldade em compor nomes

-Dificuldades de ordem espacial

-Dificuldades de organização pessoal

 

Associação Internacional de Dislexia

 

Para obter mais informações consulte o Centro, por favor. 

 
X

Palavra Chave:

Palavra chave não identificada. Insira de novo pf.